Em 1970 surgem os magníficos Transglobe B-471-3 e B-471-4. Também chamados de Super Transglobe, em continuação à linha iniciada com o B-470, o B-471-3 e o B-471-4 foram os primeiros modelos fabricados pela Philco a utilizarem transistores de silício. E a Philco inovou mais uma vez, pois nesses modelos, todos os transistores eram de silício. Nessa época eram comuns os circuitos que utilizavam silício no estágio de radio freqüência, porém germânio no estágio de áudio. A Philco utilizou uma tecnologia considerada avançada para a época, fabricando o seu modelo todo em silício.

O B-471-3 é um Transglobe que utiliza o mesmo gabinete do B-471-2, porém com o acabamento diferente. Ao invés do uso do vinil preto, o gabinete é todo encapado com uma película marrom, imitando madeira, da mesma espessura da capa de vinil. Todos os detalhes de acabamento ( alça, botões, estojo de pilhas, extremidades da lente da escala, emblema e impressões das marcas nos frisos ) são na cor marrom. Os botões de liga-volume e tonalidade são maiores e possuem no centro uma pequena calota feita com a mesma película do gabinete.

O B-471-4 é um Transglobe que por fora é idêntico ao B-471-2, com acabamento em vinil preto e a única diferença fica por conta dos botões de liga-volume e tonalidade, que são maiores e possuem no centro uma pequena calota feita com vinil preto. As grandes mudanças nestes dois modelos, que foram fabricados simultaneamente, estão, no entanto, na parte de dentro.

Ao ser aberta a tampa traseira, pode ser constatado que o chassis é totalmente diferente do que havia até então. O chassis, denominado RD-104-1, comporta duas placas de circuito impresso com oito transistores, sendo que, na esquerda estão todo o estágio de radio freqüência e parte do estágio de freqüência intermediária e na direita estão o restante do estagio de freqüência intermediária e o estagio de áudio.

Ao contrário do B-471-2 e anteriores, no chassis que equipa os modelos B-471-3 e B-471-4, os componentes eletrônicos ficam todos à vista, sendo abandonado o sistema de fixação de componentes em pontes isolantes, como era feito no chassis do modelo com transistores de germânio. Pode ser observado ao lado direito do chassis uma tomada onde é conectado o cabo do estojo de pilhas. Este sistema foi criado para a possibilidade de se usar um conversor para uso de energia elétrica (fonte de alimentação), que a Philco chamava de Liga-Luz. O Liga-Luz era vendido como opcional e o seu modelo era o LL-101. O LL-101 era montado em um estojo, bastando, para a sua instalação, remover o estojo de pilhas, instalando no seu lugar o Liga-Luz e conectando o cabo na tomada onde é conectado o estojo das pilhas.

O borne para a ligação de antena externa fica localizado na parte superior da placa de radio freqüência. A antena telescópica é a mesma grande antena usada nas versões anteriores, de nove elementos.

O manual de instruções tem exatamente a mesma apresentação gráfica dos manuais dos modelos anteriores, fornecendo, além das informações de uso, a tabela com nomes de estações e respectivas freqüências de operação. No interior do manual é fornecido o esquema eletrônico com a tabela de calibração da bobinas. As bobinas, por sua vez são de construção totalmente diferente das utilizadas nos modelos de germânio. São grandes bobinas montadas em carretéis e com núcleos ajustáveis de ferrite.

Em 1972 os Transglobe B-471-3 e B-471-4 ganham uma nova versão de chassis, denominado RD-104-2. Este novo chassis teve modificações no estágio de freqüência intermediária, com o acréscimo de mais uma bobina, e no estágio de áudio, onde o transformador "driver" é substituído por mais um transistor. Portanto, o chassis RD-104-2 tem nove transistores.

Nas duas versões de chassis a cobertura de faixas é a mesma. A grande diferença entre as faixas destas versões com as do modelo B-471-2 é a substituição da banda corrida de Ondas Tropicais pela faixa ampliada de 90 metros. Esta substituição, entretanto, apesar da perda de cobertura, com a retirada dos 120 e 75 metros, proporciona uma excelente sintonização da faixa de 90 metros, permitindo a escuta de estações com sinal muito fraco entre as de sinal forte, com um menor índice de batimento adjacente, graças ao aumento da seletividade. As faixas tem a seguinte configuração: Ondas Médias de 530 à 1620 kHz, e as demais todas ampliadas: 2,65 à 3,5 MHz ( 90 metros ), 4,55 à 5,1 MHz ( 60 metros ), 5,85 à 6,35 MHz ( 49 metros ), 9,25 à 9,95 MHz ( 31 metros ), 11,35 à 12,15 MHz ( 25 metros ), 14,85 à 15,55 MHz ( 19 metros ) e 17,4 à 18,15 MHz ( 16 metros ).

Os modelos B-471-3 e B-471-4 são, sem dúvida os melhores Transglobe de toda a série com gabinete de alumínio. As duas versões de chassis conferem um formidável desempenho à uma série de rádios já consagrada pelo belíssimo visual ainda mais valorizado pela opção entre o acabamento preto ou marrom. São rádios com uma alta sensibilidade e seletividade, graças ao aprimorado estágio de radio freqüência, o qual usa um exclusivo transistor amplificador de R.F. e com uma excepcional qualidade de som. O mecanismo de sintonia é o mesmo utilizado desde o modelo B-470, proporcionando uma sintonização suave e precisa. Em 1973, a Philco encerra a produção dos B-471-3 e B-471-4, finalizando assim a era dos Transglobe com gabinete de alumínio.

 

 Copyright © 2011 Michel Viani. Todos os direitos reservados. São Paulo - Brasil

. Toda eventual reprodução aqui publicada terá a fonte indicada.
. As opiniões do autor são independentes das eventuais citações ou logomarcas exibidas.
. Logomarcas aqui apresentadas são de propriedade de seus respectivos proprietários.